Poster
| MAL-ESTAR DOCENTE: A ANÁLISE DOS FATORES ESTRESSORES QUE CAUSAM SÍNDROME DE BURNOUT NOS DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA | Autores: Fábia Barbosa dos Santos ( INSTITUTO COTEMAR; UDE. - INSTITUTO COTEMAR; UNIVERSIDADE DE LA EMPRESA.) |
Resumo: A presente pesquisa trata-se de um estudo sobre Mal-estar docente: a análise dos fatores estressores que causam síndrome de burnout nos professores da educação básica. O objetivo geral da pesquisa busca identificar os fatores estressores que causam Síndrome de Burnout nos docentes que atuam na educação básica da Rede Pública Municipal, e suas consequências, mensurando seu impacto na prática pedagógica e, consequentemente, nos resultados de Índice de Desenvolvimento de Educação Básica do Brasil – IDEB. Além desta, identificar as causas cruciais que levam o professorado a afastar-se de sua função originária para readaptar-se em outra assemelhada. Por fim, analisar a relação entre o adoecimento do educador com as variáveis apontadas pelos autores que abordaram a matéria com profundidade. Como objetivos específicos, a pesquisa se destinou a analisar as políticas públicas pedagógicas fomentadas pelos Entes Federados, desde a implementação de materiais de suporte pedagógico à valorização do magistério. Outrossim, analisar a valoração das ações governamentais no tocante a saúde desses profissionais. De acordo com o estudo bibliográfico desenvolvido, é possível mostrar que, os docentes estão, de algum modo, afetados pela Síndrome de Burnout, mal-estar que estaria refletindo na vida e, por sua vez, na qualidade de ensino-aprendizagem. Para o embasamento teórico se utilizou os autores GIL-MONTE (2003), ESTEVE (1999), CODO (1999; 2004; 2010), e outros. Os métodos utilizados na pesquisa teve a combinação de ser explicativo e descritivo. Como conclusões, constatou-se que a patologia entre os docentes é motivada pelo contexto de precária política-pedagógica municipal, superlotação de sala de aula, indisciplina do alunado e extensa jornada de trabalho. E, que, a patologia vem acometendo a categoria pelas vistas de absorverem os conflitos relacionais com a atuação profissional. Os sentimentos negativos, quando mal gerenciados, culminam em doenças emocionais, sendo a Síndrome de Burnout uma delas, e no baixo desempenho escolar dos alunos.
|
|