Poster
| PRÁTICA DOCENTE NA ERA “NATIVOS DIGITAIS”: A ADEQUAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS DE ENSINO TRADICIONAIS ÀS ESCOLAS CONTEMPORÂNEAS DO BRASIL | Autores: Fábia Barbosa dos Santos (COTEMAR; UDE. - FÁBIA BARBOSA DOS SANTOS) |
Resumo: A presente pesquisa trata-se de um estudo sobre os procedimentos de ensino tradicionais e sua adequação às escolas contemporâneas do Brasil. O objeto da pesquisa se refere às principais didáticas pedagógicas tradicionais voltadas para o Ensino Infantil e Fundamental “I”. Essa pesquisa tem como objetivo geral facilitar a prática de ensino e, consequentemente, a transmissão do pleno conhecimento ao aluno. A metodologia aplicada foi por meio de um estudo bibliográfico. O referencial teórico adotado como pilar do estudo foi através da linha de pesquisa defendida por Sacristán (1995), entre outros. Como resultados, através do estudo bibliográfico desenvolvido, constatou-se que a técnica de exposição oral vem transformando-se ao longo dos anos, sendo melhor aceita quando combinada com a dialogicidade entre professores e alunos. Os procedimentos que fazem uso da oralidade viabilizam a valorização do aluno e respeito às suas diferenças individuais. Os conteúdos de ensino, vinculados à aprendizagem, não se restringem às informações extraídas de livros, mas abarcam, também, as habilidades e os valores dos alunos. A seleção dos conteúdos pode ser feita a partir da consulta ao Projeto Político Pedagógico com a participação do professor, considerando o aspecto cultural da escola e o fator socioeconômico dos estudantes. As novas tecnologias modificaram a operacionalização das ações do professor, efetivadas através do ensino, resultando no redimensionamento do tempo e do espaço das atividades pedagógicas. Acerca dos métodos de ensino, ressaltam-se os trabalhos coletivos marcados pela era dos “nativos digitais”, entre outros que serão abordados de forma pormenorizada neste; e mais importante, ainda, saber como e quando aplicá-los aos discentes. Como conclusões, constatou-se que os planos de aula traçados pelos docentes e o currículo no cotidiano escolar, somados com o uso da linguagem oral, influenciaram as formas de trabalhar o ensino-aprendizagem no âmbito escolar.
|
|