Poster
| A IMAGEM DA PESSOA NEGRA A PARTIR DA PRÁTICA DA LEITURA DE TEXTOS MULTIMODAIS | Autores: Meiridiana de Oliveira Queiroz (UERN - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RGN) |
Resumo: A escola é um espaço multicultural e de diversas etnias. Baseado nessa afirmação, esta pesquisa discute a temática da diversidade étnico-racial. Utilizando como ferramenta textos multimodais dentro dos mais variados gêneros discursivos, inseridos ou não no livro didático, como estratégia para o enfrentamento da dificuldade de ler e compreender, com a proposta de uma escola sem racismo. O cerne deste estudo traz a seguinte problematização: As oficinas de leitura, a partir de textos multimodais que versam sobre a temática da diversidade étnico-racial, podem contribuir para uma escola sem racismo?. A partir dessa problematização, objetivamos investigar a posição discursiva de alunos do 9º ano do ensino fundamental, a respeito da temática das relações étnico-raciais, percebendo e analisando possíveis resistências, ou não, que interferem dentro e fora da escola. Metodologicamente, faz-se uso de uma abordagem qualitativa, por meio da pesquisa ação em seu caráter intervencionista. O embasamento teórico está centrado nos estudos da análise do discurso; nas concepções de leitura; na Linguística Aplicada (LA) focando a vertente contemporânea da LA crítica, hibrida-mestiça, além de envolver estudos culturais e da educação. O trabalho tem oportunizado discussões, produções e reflexões que muitas vezes são silenciadas no ambiente escolar, trazendo um olhar crítico sobre a temática da diversidade cultural e racial e sua importância na construção da sociedade brasileira.
|
|