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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Pelejas educacionais com a cultura popular nas aulas de Língua Portuguesa: relato de experiência pedagógica

Autores:
Gilmara Carneiro da Silva Freitas (UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana) ; Alana de Oliveira Freitas El Fahl (UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana)

Resumo:

O ensino de Língua Portuguesa pressupõe envolvimento contextualizado dos alunos com sua própria realidade, essa é uma forma de obter resultados satisfatórios na aprendizagem o que implica em participação da comunidade através de aspectos culturais nas ações da escola. A apropriação da cultura popular pode ser uma maneira eficaz de envolver o aluno e despertá-lo para valores identitários. Com base nesta premissa, durante o Mestrado Profissional em Letras- Profletras, foi realizada uma pesquisa-ação de abordagem qualitativa, tendo como sujeitos alunos do 9º ano do Colégio José Rufino, zona rural de Riachão do Jacuípe em que aboios e toadas foram instrumentalizados como ferramenta didático pedagógica para as aulas de Língua Portuguesa. As atividades propostas na execução da pesquisa buscaram envolver os alunos com o universo do aboio e toada, a partir da figura do vaqueiro como elemento como central. Ao final da pesquisa os alunos produziram um livreto com produções textuais realizadas em sala de aula, textos biográficos dos vaqueiros entrevistados e um glossário de termos relacionados tanto à profissão do vaqueiro quanto às temáticas dos versos de aboios. Os estudos desta pesquisa-ação resultaram na dissertação intitulada “De repente, o improviso: uma proposta de letramento ao som de aboios e toadas” cuja fundamentação teórica dialoga com estudo de ZUMTHOR (2014), SAUTCHUK (2009), STREET (2014), BENJAMIN (1994) dentre outros. O que se pretende compartilhar nesta comunicação, é um relato desta experiencia pedagógica que permitiu a conjunção entre saberes não formais e  as exigências  do currículo, promovendo um encontro de gerações que envolve a escola com a comunidade e termina por finalizar suas atividades sem fechar as portas para a descoberta de novas possibilidades de conhecimento através da cultura popular que podem ser enriquecidas ao se colocar à apreciação de novos olhares.