MULTILETRAMENTOS NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: UM ESTUDO DE CASO DE UM ALUNO COM TEA. | Autores: Evangelina Maria Brito de Faria (UFPB - Universidade Fedral da Paraíba) |
Resumo: Resumo: Os multiletramentos abrangem duas dimensões: a multiplicidade cultura das populações e a multiplicidade semiótica de constituição de textos. É patente o uso de tecnologias por grande parte das crianças, inclusive por crianças autistas. Esta comunicação tem como objetivo discutir o desenvolvimento da aquisição da linguagem escrita de uma criança com transtorno do Espectro Autista (TEA), a partir da aplicação de uma sequência didática proposta com recursos tecnológicos no espaço do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Metodologicamente, para esse estudo adotamos a sequência didática apresentada pelos autores (DOLZ, NOVERRAZ E SCHNEUWLY, 2004), associada à psicogênese da escrita propostas por Emília Ferreiro Ana Teberosky (1985), numa perspectiva sociointeracionista e aos multiletramentos com Rojo (2012). Trata-se de um estudo de caso de um aluno com TEA de dez anos, matriculado no 3º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública em Olinda / Pernambuco. A sequência didática foi elaborada com quatro encontros, sendo dois encontros por semana, com 50 minutos cada, na sala de recursos multifuncional da escola. Verificou-se que, durante os encontros, o aluno demostrou ter habilidades com recursos tecnológicos, fato que facilitou a utilização de diferentes gêneros, que abordam a mesma temática, o que favoreceu no resultado do propósito das atividades na sua aquisição da escrita.
|
|