Poster
| A ESTRUTURA POTENCIAL (EPG) DO GÊNERO MONOGRAFIA NA ÁREA DE LETRAS: CONTRASTES ENTRE ESTRUTURAS TEXTUAIS E DISCURSIVAS NAS SUBÁREAS DE LINGUÍSTICA E LITERATURA | Autores: Richardison Saleme Sansão (IFES - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo) |
Resumo: Em nossa exposição, apresentaremos os resultados parciais de nossa pesquisa de Iniciação Científica, ainda em andamento. Na referida pesquisa desenvolvemos uma descrição baseada em dados empíricos pautados em monografias da área de Letras, nas subáreas de Linguística e Literatura. Comparamos as Estruturas Potenciais dos resumos, introduções e conclusões das Monografias das duas subáreas, descrevendo, portanto, os elementos textuais e discursivos que lhes são comuns ou diferentes, bem como configurando seus elementos obrigatórios, opcionais e iterativos (HASAN, 1989). Utilizamos como corpus de estudo 10 monografias da área de Letras – 05 de linguística e 05 de literatura – publicadas entre os anos de 2014 e 2017 na plataforma Pergamum – Sistema Integrado de Bibliotecas do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Como aporte teórico-metodológico foram utilizadas as teorias sistêmico-funcionais de Hasan (1989), que situam o gênero num contexto de ensino explícito e sistemático de suas estruturas textuais. Por fim, concluímos o que dos resumos, introdução e conclusão ensinar (suas estruturas obrigatórias) e como (por meio da apresentação de sua EPG). Nossas discussões fazem aporte à didática da escritura do ensino superior, evidenciando a relevância de se trabalhar os gêneros acadêmicos de forma situada em sua área e subárea acadêmica de realização.
|
|