Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


MEMES COMO INSUMOS AUTÊNTICOS MEDIADORES DA APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS-LÍNGUA ADICIONAL

Autores:
Fábio Marques de Souza (UEPB - Universidade Estadual da Paraíba) ; Ana Caroline Pereira da Silva ()

Resumo:

Fábio Marques de Souza

Ana Caroline Pereira da Silva

A internet transformou a forma como nos comunicamos, adquirimos informação e aprendemos. Diante da velocidade com que a informação é produzida e divulgada, surgiram os textos multimodais que trazem consigo características compatíveis com o espaço virtual em que são produzidos. Dessa forma, nesta comunicação apresentaremos os memes como insumos autênticos mediadores da aprendizagem de português como línuga adicional. Essas manifestações textuais/discursivas multimodais podem ser utilizadas nas práticas pedagógicas para ensino de português como língua adicional, pois já estão presentes em situações reais de uso nos sites de redes sociais. Os textos multimodais, além de possuírem um grau elevado de criatividade em sua composição, carregam traços de outras produções que são encontradas fora do âmbito digital. Este trabalho apresenta algumas considerações sobre o processo de transmutação por meio do qual são gerados esses textos, que são ao mesmo tempo orais, escritos e imagéticos. Entre os textos multimodais que podem ser usados para aprendizagem de português como língua adicional, optamos por apresentar uma proposta usando os memes, essas produções são realizadas no ambiente virtual pelos usuários da internet e tratam de temas cotidianos através do humor. Consideramos que a familiaridade que os estudantes possuem com esses textos multimodais pode facilitar a aprendizagem de português por meio de atividades que favoreçam a leitura e produção desses textos na língua-alvo.