Poster
| LITERATURAS INFANTO-JUVENIS E TEMÁTICAS DA PÓS-MODERNIDADE EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA | Autores: Patryck Barbosa Oliveira (UEG - Universidade Estadual de Goiás) ; Ana Nábila Lima Campos (FAI - Faculdade Itapuranga) |
Resumo: Neste trabalho, investiga-se o uso de literaturas infanto-juvenis, especificamente os contos da coletânea nomeada “Conversas Para Boi Dormir E Sonhar”, organizada por Daniel Leite Almeida. Ainda em desenvolvimento, esta pesquisa de campo tem avaliado aulas de Língua Portuguesa, nos níveis Fundamental e Médio, cujos professores utilizam as obras apontadas. Entendendo que uma produção literária possa construir, na sala da aula, uma harmonização de experiências, pensamentos e diálogos sobre as temáticas socioculturais da pós-modernidade, pretende-se identificar sua contribuição, direta ou indiretamente, no desenvolvimento cognitivo, intelectual, emocional e social dos alunos. São utilizados, para nortear as discussões analíticas desta perquirição, referenciais teóricos voltados à cognição linguística e suas interferências sociais, como Marcuschi, Bakhtin e Gallian. As aulas avaliadas possuem metodologia sistematizada, sendo turmas de oitavo e nono anos, do Ensino Fundamental, e do primeiro e segundo anos, do Ensino Médio, nas quais são realizadas as leituras dos determinados contos. Por meio da promoção de discussão, desenvolve-se a reflexão entre os alunos, com a mediação de um conjunto de questões e problematizações, em consonância com a temática de cada uma das narrativas, e organizadas pelo professor-regente. A investigação, em andamento, tem se pautado em observar, analisar e verificar as possíveis interferências nos estudantes.
|
|