Conceptualização de expressões idiomáticas metafóricas em interações metaenunciativas | Autores: Nathália Luiz de Freitas (UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas) |
Resumo: Desde que foi proposta, a Teoria da Metáfora Conceptual (Lakoff; Jhonson, 1980), TCM, tem exercido considerável influência em estudos de base sociocognitiva sobre a linguagem, ao postular que o pensamento humano é fundamentalmente figurativo. Vários movimentos teórico-metodológicos realizados em torno da TCM (Leezenberg, 2001; Steen, 2007; Glucksberg, 2008; Kövecses, 2002, 2006, 2011, entre outros) problematizaram-na sob diferentes aspectos, levando ao desdobramento de perspectivas que consideram a linguagem metafórica em uso (por exemplo: Charteris-Black, 2005; Cameron, 2007; Semino, 2008, Vereza, 2007, 2012, 2017). No entanto, esse “uso” da linguagem é frequentemente investigado em textos escritos e em gêneros textuais ou domínios discursivos específicos, como em reportagens e debates eleitorais, bem como nas esferas política e publicitária, por exemplo. Ao entendermos a necessidade de abordar o fenômeno metafórico sob diferentes escopos do uso linguístico, este trabalho tem como objetivo investigar processos de conceptualização metafórica em expressões idiomáticas levados a cabo em situações interativas nas quais se faz presente a metaenunciação. Os episódios interacionais analisados resultam de uma entrevista feita separadamente com dois adultos, por meio da qual se buscou identificar possíveis sentidos e situações de uso para determinados idiomáticos metafóricos. As análises revelam que: i) boa parte das interpretações das expressões metafóricas fornecidas pelos participantes é conceptualizada figurativamente; ii) o processo interativo estabelecido entre os falantes pode levar a co-construções de fenômenos metafóricos no discurso; iii) também em situações comunicativas pouco planejadas, como as que ocorrem nas interações – orais e online – aqui analisadas pode ser tecido o que Vereza (2013) denomina de nicho metafórico, consideradas as características do gênero textual e da modalidade de linguagem em questão.
Agência de fomento: Capes |
|