A ARGUMENTAÇÃO NA NOVA RETÓRICA E O IMAGÉTICO: DIÁLOGOS POSSÍVEIS NO ANÚNCIO PUBLICITÁRIO | Autores: Jammara Oliveira Vasconcelos de Sá (UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte ) |
Resumo: Este trabalho objetiva refletir acerca de como ocorre a relação entre as imagens e as técnicas argumentativas da Nova Retórica no anúncio publicitário. É importante salientar que nosso interesse pelo estudo do tema surgiu em uma pesquisa anterior (SÁ,2014) o que motivou esta proposta. Na busca por investigarmos esta relação, assumimos como pressupostos teóricos estudos de: Perelman e Tyteca (2005), Sousa(2005), Sousa e Lopes(2007), Sá (2014, 2018). No âmbito da Nova Retórica, concebemos a argumentação como atividade que atinge todas as esferas de comunicação através de técnicas que auxiliam o orador a conseguir a adesão do auditório às suas teses (PERELMAN; TYTECA,2005). Já no que tange ao anúncio, é na esteira dos trabalhos de Bhatia(1993, 2004) sobre o tema que Sousa (2005) conceitua o anúncio publicitário como um gênero do domínio discursivo pertencente à constelação dos gêneros promocionais de caráter persuasivo, cujo propósito comunicativo é divulgar produtos do âmbito da publicidade e da propaganda. Estes pressupostos norteiam o estudo empreendido neste trabalho e nos permitem apontar duas questões que instigam nossa análise: (a)Dentre as técnicas argumentativas apontadas pela Nova Retórica, quais as que revelam relação entre o escrito e o imagético na constituição do anúncio publicitário? (b)Como essa relação se estabelece na tessitura de sentidos do gênero? Com base em uma análise preliminar, podemos adiantar que tencionando persuadir o consumidor a comprar o produto, os anunciantes utilizam as técnicas da comparação e do modelo inter-relacionando o verbal e o imagético para enfatizar determinados aspectos do produto e influenciar a compra. Essa articulação em gêneros como o anúncio publicitário revela a produtividade e contemporaneidade do estudo da argumentação por este viés. Estas constatações destacam a relevância de pesquisas que possibilitem diálogos entre teorias, neste caso, a Nova Retórica e a análise de gêneros, reafirmando a relevância dos estudos linguísticos na atualidade.
|
|