DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA: RELAÇÕES ENTRE LINGUAGENS EM TEXTOS MULTIMODAIS DA IMPRENSA
RESUMO: Este trabalho discute resultados parciais de dissertação em desenvolvimento no Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (PROFLETRAS) e tem por finalidade discutir dificuldades de leitura, análise e interpretação de texto apresentadas pelos alunos do 7° ano de uma escola estadual do interior do Tocantins. Ao longo da prática pedagógica, tem-se notado a ocorrência de dificuldades elementares de interpretação textual, como a incapacidade de formular hipóteses para o texto, no processo de antecipação, ou de reconhecer informações explícitas, no processo de leitura mesma, traduzidas no elementar conceito de decodificação. Certamente que esses resultados advêm de diferentes causas, dentre elas o próprio tratamento conferido aos textos nas aulas de língua portuguesa, que muitas vezes priorizam estudos sobre a estrutura textual, para o reconhecimento de aspectos relativos aos gêneros textuais ou ainda se detêm em questões de análise linguística sem correlacioná-las ao sentido dos textos. Apresentaremos dados referentes ao estado inicial de nossa pesquisa de caráter qualitativo e de intervenção, mapeando as dificuldades apresentadas e apresentando a sequência de atividades que serão desenvolvidas a partir da abordagem de gêneros multimodais, mais especificamente a charge e a notícia de jornal. Altamente dependentes do conhecimento de outros textos e saberes, como as discussões da política nacional ou demais acontecimentos considerados fatos, a leitura desses gêneros requer do professor estratégias específicas para que os alunos produzam sentido. Como fundamentação teórica a guiar as atividades propostas, mobilizamos principalmente a semiótica discursiva, como teoria da significação, aplicada a questões relativas ao ensino de leitura e/ou gêneros multimodais (SILVA, 2017, 2016, 2015, 2014; TEIXEIRA, 2014, 2004, 2003, 1998; FIORIN, 2004).
Palavras-chave: gêneros multimodais; leitura no contexto escolar; semiótica aplicada ao ensino