GÊNEROS DISCURSIVOS, CULTURA VISUAL E CIBERCULTURA: PRÁTICAS SOCIAIS E LETRAMENTO DIGITAL | Autores: Ana Cleide Vieira Gomes Guimbal de Aquino (UFRA - Universidade Federal Rural da Amazônia) ; Luis Henrique Guimbal de Aquino Vieira Gomes (UFRA - Universidade Federal Rural da Amazônia, UNAMA - Universidade da Amazônia) |
Resumo: A temática desse estudo perpassa sob o enfoque dos gêneros discursivos e da apropriação deste pela esfera e meio digital e de que forma novas formas de materialidade são constituídas e são apropriadas como práticas sociais do cotidiano escolar. Nesse sentido, o objetivo desse estudo é analisar os novos gêneros discursivos mediados pelas redes digitais de consumo e a produção de dados que aumenta diariamente, com uma profusão de materialidades discursivas. Como pressupostos teóricos, pode-se considerar, a partir de um entendimento bakhtiniano, a interação verbal como centro das relações sociais é discutida a partir do vídeo publicitário da marca de artigos esportivos Adidas, o termo “original” é problematizado com releituras e referências midiáticas de vários contextos da cultura visual que compõe a cibercultura na perspectiva de Pierre Levy (1999). Como fundamentação teórica são utilizados os estudos de Bakhtin (2010) sobre os estudos da linguagem e interação verbal, Barton Lee (2015) sobre linguagem online já que o vídeo analisado é veiculado pela internet. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e de campo de abordagem qualiquantitativa de imagem, texto e som com a proposta de Peter Loizos (2010). Os resultados preliminares conduzem ao avanço da utilização de novos gêneros discursivos por professores no ensino de diferentes disciplinas.
|
|