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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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DIALOGISMO E CARNAVALIZAÇÃO: IDENTIDADE E ALTERIDADE NO AUTO DO CÍRIO

Autores:
Ana Cleide Vieira Gomes Guimbal de Aquino (UFRA - Universidade Federal Rural da Amazônia)

Resumo:

O presente trabalho tem como temática o Auto do Círio, manifestação cultural, caracterizada por um teatro de rua que une popular e erudito, sagrado e profano, que ocorre, desde 1993 na cidade de Belém do Pará, na sexta-feira que antecede as festividades do Círio de Nazaré, considerada a maior festa religiosa do país. O objetivo desse estudo é caracterizar o gênero do discurso teatro de rua, especificamente o auto do Círio, em suas características mais evidentes de associação entre sagrado, profano, individual e coletivo, bem como de identificar relações dialógicas que constituem a identidade e a alteridade presentes nessa manifestação cultural, além de destacar os aspectos de carnavalização da mesma. Para o embasamento teórico são utilizados os conceitos bakhtinianos de dialogismo (BAKHTIN, 2010), carnavalização, nas categorias do grotesco e da máscara (BAKHTIN, 2008). A metodologia constitui-se da análise dos cartazes do auto do Círio, de fotografias e vídeos disponibilizados online. Como resultado tem-se a marcação da identidade local do individual com o coletivo, nas articulações entre as diversas manifestações religiosas e não exclusivamente o catolicismo, além do diálogo entre o teatro de rua evidenciado no Auto do Círio com o espetáculo do carnaval, com seus sambas-enredos, suas máscaras e todos os elementos que unem a vida, a cultura e a arte.