O ENSINO DO VOCABULÁRIO NO LIVRO DIDÁTICO: UMA PROPOSTA DE REESTRUTURAÇÃO | Autores: Soeli Bento Clementi (UEMS - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL ) |
Resumo: Em uma concepção de ensino-aprendizagem focada na supremacia do todo sobre as partes, o texto é o ponto de partida para o trabalho com a língua em sala de aula. Nesse contexto, o léxico nem sempre ocupa uma posição relevante no ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa. Dessa forma, ao ser envolvido em atividades voltadas sistematicamente para o aprendizado do vocabulário como meio de ampliação do conhecimento lexical, o aluno terá mais desenvoltura para compreender e transmitir textos. Nessa perspectiva e se sabendo que, por muitas razões, o livro didático (LD) é o guia didático mais utilizado pelo professor, este trabalho teve como objetivos i) analisar a proposta do LD, utilizado com a turma do 9º ano do Ensino Fundamental, quanto ao ensino do vocabulário presente na obra; ii) apresentar uma proposta de ensino voltada especificamente para a aprendizagem de vocabulário em sala durante as aulas de Língua Portuguesa. A análise foi feita em duas seções de atividades que aparecem no LD: seção glossário, presente ao final de todo texto, e a seção Estudo do texto, em que há a intenção de levar o aluno a perceber os recursos linguísticos usados na construção de sentidos do texto. Além disso, formamos uma terceira seção que se chama Dicionários no LD, em que mostramos excertos de atividades nas quais o dicionário apareceu de forma direta ou indireta. Após a análise, apresentamos quatro blocos de atividades envolvendo o uso de dicionários impressos e onlines, objetivando ampliar a conhecimento lexical do aluno. Para tanto, utilizamos gêneros textuais variados, sendo que apenas um texto foi retirado do LD. Temos como base teórica para este trabalho Biderman (2001, 1998, 1984, 1981), Isquerdo (1996), Krieger (2003, 2007, 2012) entre outros.
|
|