Poster
| TEXTOS MULTIMODAIS: A CHARGE E A TIRINHA COMO FERRAMENTAS DE LETRAMENTO PARA O ENSINO DE LÍNGUAS
| Autores: Paula Rhanna de Miranda Lima (UEPB - UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA ) ; Gabrielly Evelyn Lopes Barbosa (UEPB - UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA ) |
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar os gêneros textuais “charge” e “tirinha” como instrumento para auxiliar no processo de letramento, especificamente no ensino de línguas, tendo em vista a necessidade que, nós, como futuros professores temos ao planejar aulas mais dinâmicas para despertar o interesse dos alunos, sobretudo, na leitura e escrita. Diante disso, para realização do estudo, iremos nos apoderar de charges e tiras como objeto de letramento nas aulas de línguas, ao ressaltar os mecanismos verbais e não verbais, o contexto discursivo e as estratégias utilizadas para a construção delas, a fim aprimorar o desenvolvimento linguístico e discursivo dos alunos, como também, um olhar crítico acerca da funcionalidade desses gêneros em sociedade.
Nessa perspectiva, os artifícios multimodais serão ferramentas essenciais para objeto deste trabalho e estudo, uma vez que fazem parte da grande diversidade de gêneros que circulam a sociedade e contribuem com exatidão para o exercício pleno da cidadania do indivíduo, e por isso, auxiliam na efetivação desse processo. Dessa forma, torna-se de extrema relevância o estudo, visto que a análise de textos que possuem a multimodalidade têm estratégias fundamentais para aprimorar o conhecimento linguístico e analítico do aluno, como também, ajuda a contribuir para a construção de sentidos assumidos pelo conjunto interpretativo das linguagens presentes e, além disso, há a presença de múltiplos elementos semióticos que colaboram para a formação de letramento do docente.
Para isso, traremos como referência BAKHTIN (1997); MARCUSCHI (2008); PCNs (1998); RAMOS (2017) e RIBEIRO (2016).
Agência de fomento: CAPES |
|