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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Reflexões sobre o ensino da ortografia nos livros didáticos do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental

Autores:
Ana Luíza de Souza Couto (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais )

Resumo:

A aquisição do sistema alfabético apresenta alguns desafios, como o estabelecimento de relações regulares e irregulares entre fonemas e grafemas. Tais relações constituem um ambiente propício para o surgimento de dúvidas e dificuldades dos alunos no momento da aquisição da escrita, principalmente ao se depararem com a ortografia. Os aspectos que envolvem essa temática, como as regularidades, irregularidades, acento, segmentação, não são, por vezes, consolidados pelo aluno dos anos subsequentes do Ensino Fundamental, representando um grande desafio ao professor. Diante disso, o Livro Didático (LD), como aliado do professor e com seu notável papel na sala de aula, deve ser analisado, pois é um objeto importante não somente na organização do conteúdo, mas nos processos formais de ensino aprendizado da Língua Portuguesa (BUNZEN, 2007). Dessa forma, a presente pesquisa propõe uma reflexão sobre o papel do LD nos processos de aquisição e consolidação da escrita, com ênfase na ortografia, para alunos do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental II. Os livros analisados são os aprovados do PNLD 2017, referentes ao 6º ano e 7º ano, e estão presentes nas salas de aulas das escolas públicas. A metodologia adotada baseia-se em uma análise quantitativa e qualitativa. As questões sobre as quais se refletem são: como o ensino da ortografia é abordado? Há previsão de tratamento de diferentes regras? O livro contribui para a aquisição e consolidação da ortografia de forma reflexiva? Há o trabalho da produção escrita com a ortografia? Como são estabelecidas as relações entre fonologia e ortografia no LD? Como princípio da análise do LD, foram utilizados os créditos elaborados por Val, Martins e Silva (2009) com apoio das teorias fonológicas (CAGLIARI, 1996). Este trabalho pretende contribuir para a melhor compreensão sobre o papel do LD no processo de aquisição da língua escrita, com ênfase nas relações ortográficas.


Agência de fomento:
CAPES