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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


A ORGANIZAÇÃO TEMÁTICA EM TEXTOS DIVULGATIVOS PARA AGRICULTORES FAMILIARES: UM CAMINHO PARA ACESSIBILIDADE TEXTUAL

Autores:
Giselle Liana Fetter (PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul)

Resumo:

A estrutura temática corresponde à parte da oração que constitui o ponto de partida da mensagem. Com base na organização temática de textos, pode-se observar seus padrões temáticos e estruturar a mensagem de maneira que ela seja compreendida por seu leitor. Fundamentado na Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014), o presente trabalho concentra-se na análise da Metafunção Textual de 60 folhetos para agricultores familiares produzidos pela Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER-RS) e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) com o objetivo de promover a acessibilidade textual desses materiais para leitores de escolaridade limitada. A Acessibilidade Textual é um tópico de pesquisa concentrado nos modos de apresentação de textos (escolha de léxico e estruturas oracionais) de acordo com as competências de seus leitores-alvo. Uma vez que o Tema é o elemento em destaque da oração, sua análise permite que tenhamos uma visão diferenciada sobre as escolhas do escritor, especialmente em relação à produção de textos acessíveis. Neste estudo quanti-qualitativo, classificou-se os Temas de 4850 orações e realizou-se o levantamento dessas ocorrências. A partir dessa etapa, pôde-se analisar as estruturas temáticas que interferem a acessibilidade textual dos folhetos para agricultores familiares, que geralmente é um leitor de escolaridade limitada. Os resultados encontrados demonstram que os escritores empregam certas estruturas que, em tese, são menos acessíveis para esse leitor-alvo e, portanto, devem ser evitadas. Podemos afirmar que o escritor, principalmente, dos folhetos da EMATER/RS, tende a desconhecer estruturas oracionais que condizem com o leitor em questão. Os aspectos apresentados e observados por meio dos estudos sistêmico-funcionais precisam ser considerados quando se tem em mente promover a acessibilidade textual desses folhetos. Como contribuição desta pesquisa, espera-se colaborar para a produção de textos adequados a leitores de escolaridade limitada e suscitar o interesse pelo tema da Acessibilidade Textual.


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