ANÁLISE DE UM LIVRO DIDÁTICO DE PLE/PLA: COMO AS ESCOLHAS DOS GÊNEROS TEXTUAIS/ DISCURSIVOS PODEM CONTRIBUIR NO DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA COMUNICATIVA DE ALUNOS DE PLA. | Autores: Rosângela Medeiros da Luz (UFG - Universidade Federal de Goiás) |
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar o livro didático Bem-vindo: o português brasileiro no mundo da comunicação, utilizado na disciplina ‘Português e Cultura Brasileira’ para atender um grupo de alunas intercambistas do Instituto Federal de Goiás (IFG). Essa disciplina tem como objetivo desenvolver a competência comunicativa (CANALE, M. & SWAIN, M. 1980; HYMES, D. 1972 ) das alunas. Nosso objetivo principal é verificar se esse livro apresenta variados e relevantes gêneros textuais em sua constituição e quais atividades o livro propõe para estes textos. A metodologia qualitativo-quantitativa foi adotada nesse estudo. Utilizamos as teorias de gênero textual (MARCUSCHI, L. 2008; ROJO, R. 2005) e de gênero discursivo (BAKHTIN, M. BRAIT, B. 2000) para analisar quais gêneros textuais/ discursivos, quais domínios discursivos e que tipo de atividades são propostas no livro, e finalmente, analisamos como estes itens contribuem com o desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos. Concluímos que o livro didático não deve ser o único recurso disponível na sala de aula de PLE/PLA. O professor deve buscar gêneros textuais de domínios discursivos que sejam relevantes para o aluno e acima de tudo, propostas de atividades para estes gêneros textuais que fomentem a interação e que possibilitem aos alunos vivenciar situações cotidianas de forma significativa.
|
|