Vozes femininas da literatura capixaba_ Bernardette Lyra e Elisa Lucinda:águas salobras e outros sabores | Autores: Eliane Gonçalves da Costa (UNILAB - Universidade da Integração Luso-Afro-Brasileira ) |
Resumo: Nossa pesquisa pretende identificar os limites e as possibilidades do texto literário no Ensino Médio. Observando como o ensino de literatura contemporanea (regional) - pode dar voz e ressignificar o lugar do texto literário na Educação Básica, referenciadas pelas questoões de gênero e raça. A proposta será desenvolvida a partir da análise das obras Água Salobra (2017), da escritora capixaba Bernadette Lyra e Contos de Vista (2004), da escritora carioca Elisa Lucinda, Apresentaremos e analisaremos a recepção dos textos contemporâneos em uma Escola Estadual de Ensino Médio em Conceição da Barra/ES com o objetivo de validar as leis que indicam uma mudança no currículo do ensino de literatura, levando em conta que a escola é o espaço privilegiado para a efetivação do ensino. Bernadette Lyra nasceu em Conceição da Barra/ES e em seu livro de contos trata de histórias e experiências vivenciadas na cidade localizada ao norte capixaba. Já o texto de Elisa Lucinda traz além da mesma referencialidade de lugar, as marcas de sua negritude. A pesquisa, portanto, baseia-se na seguinte indagação: como a escrita feminina é tratada no currículo do Ensino Médio? As questões de genero e raça podem ser observadas em textos literários e assim fomentarem um maior interesse pela Literatura? Formar um leitor é cooperar para ampliar sua capacidade de ler o texto literário, para além das letras e assim aumentar suas expectativas. O ato de ler não corresponde apenas ao entendimento do texto e sua estrutura, mas conhecer e desvendar a mensagem deixada pelo emissor ao escrever o texto, portanto é preciso que haja um leitor para dar significado ao texto.
Agência de fomento: PNPD/CAPES |
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