DAS CONCEPÇÕES DOCENTES SOBRE OS PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO E DE LETRAMENTO ÀS IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS | Autores: Maria Angélica Olivo Francisco Lucas (UEM - Universidade Estadual de Maringá) |
Resumo: A análise dos conceitos de alfabetização e de letramento indica problemas e dificuldades que, nos últimos 40 anos, as instituições educativa brasileiras enfrentaram – e continuam enfrentando – para ensinar as crianças a ler, escrever e fazer uso competente dessas habilidades em práticas sociais. Com base nessa realidade, por meio de uma pesquisa qualitativa, objetivamos investigar a compreensão acercados processos de alfabetização e de letramento pelos professores de Educação Infantil de um município do noroeste do Paraná no contexto da ampliação da escolarização obrigatória. Com esse propósito, coletamos dados por meio de três instrumentos: questionário fechado, questão de múltipla escolha e entrevista semiestruturada. A partir de aportes bakhtinianos e de princípios da teoria histórico-cultural analisamos as concepções de alfabetização e letramento dos sujeitos da pesquisa – dez professoras de cinco centros de educação infantil, localizados em diferentes regiões do município. As concepções de alfabetização depreendidas foram distribuídas em três categorias: a) preparar para a alfabetização; b) ensinar o sistema de escrita; c) usar a escrita como prática de comunicação e de uso da escrita. Ao expressar suas concepções sobre letramento, as professoras entrevistadas mencionaram o processo de alfabetização, buscando estabelecer relações, o que nos permitiu estabelecer as seguintes categorias: a) confusão entre letramento e alfabetização; b) reconhecimento da distinção entre alfabetização e letramento, sem compreender as especificidades desses dois processos; c) associação do letramento à competência de compreensão da língua; d) compreensão dos dois conceitos, mas com perspectivas dissociadas de trabalho; e) associação do letramento às práticas sociais contextualizadas; f) concepção dos conceitos, aproximando-se da perspectiva do alfabetizar letrando. Tal análise confirmou a hipótese inicial de que há convivência de diferentes formas de assimilação dos conceitos de alfabetização e de letramento. Ao apresentar evidências que marcaram as concepções docentes, foi possível delinear algumas implicações pedagógicas, assim como diretrizes para a formação docente.
|
|