Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


OS CONTEÚDOS TEMÁTICOS RETRATADOS POR UMA PROFESSORA DE LÍNGUA PORTUGUESA: os conflitos entre o “eu”, o “outro” e o “objeto”

Autores:
Tatiana Sant´na (UEPB - universidade estadual da paraíba)

Resumo:

 Este trabalho tem como proposta analisar os conteúdos temáticos abordados nas aulas de língua portuguesa, apresentados por uma professora que, incialmente, era estagiária, mas, depois, tornou-se professora efetiva de uma turma de educação básica, após a conclusão do estágio supervisionado. Os instrumentos de pesquisa, dois relatos de experiência e uma sessão de autoconfrontação simples (ACS), após serem objetos de análise, revelaram-se bastante pertinentes em investigar os conflitos que a professora vivenciou sobre si, como profissional, sobre o outro, os alunos, e sobre o objeto, o ensino de Língua Portuguesa. Para tanto, tendo como base a Linguística Aplicada, ao considerar as vozes so sul (MOITA LOPES, 2006), o Interacionismo Sociodiscursivo (BONCKART, 1999), acerca da infraestrutura textual, em especial, do conteúdo temático, e as contribuições da Psicologia do Trabalho (CLOT, 1999), ao destacar a interrelação de conflitos no ambiente de trabalho, chegamos a alguns resultados: no relato 01, a colaboradora reporta-se ao outro, o professor antigo da turma, ao autoavaliar sua prática escolar, por sentir-se insegura e não saber ao certo como agir; no relato 02, dado o perfil de professora iniciante, discute sobre a desmotivação de estar em sala de aula, devido ao fracasso escolar, o que gera o estresse profissional; e, na ACS, reconhece, várias vezes, ser ameaçada, por isso, sonha e chora, mas opta por ficar em silêncio por sentir medo dos alunos. Assim, paulatinamente, percebemos o quão conflituoso pode ser o trabalho de um professor, em seus anos iniciais de atuação docente, mas a sua vontade e determinação o fazem persistir e continuar adiante em sua profissão.


Agência de fomento:
UEPB/CAPES/RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA