Poster
| A produção de texto a parti da analise de obras de arte: um processo lúdico. | Autores: Francisco Carlos de Oliveira Junior (UFBA - Universidade Federal do Estado da Bahia) ; Marcia de Sales (UFBA - Universidade Federal do Estado da Bahia) |
Resumo: O objetivo desta pesquisa ora apresentada é o de realizar um levantamento de aspectos que caracterizam a utilização da arte, o lúdico e a produção de textos em uma escola da rede regular de ensino público de Salvador- Bahia, com a finalidade de estimular produções textuais tomando como ponto de partida a análise de obras de arte, com caráter lúdico, através da criação de estórias . Trata-se de um Estudo de Caso de abordagem Etnográfica, cujo interesse surgiu a partir da observação das necessidades dos alunos e diálogos que surgiram em nosso convívio de professores, na experiência escolar, por perceber que há uma carência de práticas transversalizadas no ensino de um modo geral. A fim de nortear nossos estudos, nos inspiraram os escritos de Vigotsky ( 1992) e Kleiman (1995, 2002), dentre outros estudiosos da aprendizagem da língua, assim como a Proposta Triangular para o ensino de Arte de Ana Mae Barbosa (1990, 2006). A metodologia adotada foi a de caráter qualitativo (FLICK,2004) e cunho etnográfico, com base nos estudos de André (1995). Esperamos com esse trabalho contribuir para somar as práticas da interdisciplinaridade, da arte-educação, do lúdico e os estudos da aprendizagem da língua portuguesa e da produção de texto
|
|