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| Palavras soltas no discurso do autista | Autores: Suenia Roberta Vasconcelos da Silva (UNICAP - Universidade Católica de Pernambuco) |
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar as palavras soltas no discurso da criança com diagnóstico de autismo ao longo de sua interação com o interlocutor. Tais palavras soltas são proferidas pela criança autista em virtude da dificuldade encontrada pela mesma durante o processo de aquisição para formar frases (RUIZ TORRES, 1987; REY, 2003). Desse modo, as palavras soltas nos mostram a ânsia que o homem exibe para se comunicar com o outro, sabendo que através da enunciação o locutor interage com o mundo em sua volta por meio da relação entre o “eu” e o “tu”, constituindo-se, assim, como sujeito na e pela linguagem. Compreendendo que, a partir do instante em que o locutor enuncia, o faz com toda língua (FLORES apud FERRAREZI Jr & BASSO, 2013). O corpus de analise foi composto de dois fragmentos de linguagem de duas crianças autistas selecionados do banco de dados do laboratório de linguagem do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem da Universidade Católica de Pernambuco e analisados através do programa Eudico Linguistic Anotator (ELAN). As duas crianças autistas analisadas participam do Grupo de Convivência e Acolhimento Autismos presente na UNICAP. O trabalho está fundamentado nos estudos enunciativos de Émile Benveniste (2005;2006). Assim, verificamos a singularidade presente na linguagem do autista tendo em vista o contexto no qual a enunciação ocorreu.
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