Mais um modo de ler poemas: WhatsApp como espaço de leitura | Autores: Priscila Rodrigues do Nascimento (IF-GOIANO - Instituto Federal Goiano ) |
Resumo: Os modos de ler poemas segundo Bosi (1996) variam desde uma leitura crítica, dialética, psicanalítica a outras complexidades literárias não menos importantes. Esses modos ler encerram um universo acadêmico que muitas vezes não desperta em um leitor iniciante, o desejo de ler, sobretudo quando esse espaço de leitura é a escola. Dessa forma, para incentivar o prazer e a fruição literária, por meio de poemas, foi pensado um projeto de leitura de textos de poetas brasileiros, cujo suporte de divulgação é a mídia social WhatsApp. O processo de organização do ambiente midiático se dividiu em etapas. Em um primeiro momento os envolvidos participaram de um encontro para compartilhar formas de leitura de poemas. Nesse encontro também foram discutidas estratégias de imposição de voz, leitura dramática e audição de poesias. Depois foi discutido um prazo para que os participantes enviassem o áudio das leituras para a administradora do grupo, que por sua vez cuidou para que todo os dias, durante 4 meses, os participantes recebessem um poema falado. O projeto foi realizado no IF- Goiano Campus- Trindade e atualmente envolvem 45 participantes entre alunos da instituição e membros da comunidade. Durante a realização do projeto foi observado que os participantes esperavam o áudio do poema, assim como aguardam o envio de uma mensagem de um amigo. Dessa forma, ao menos durante a execução do projeto criou-se uma rotina de leitura, ainda que fosse por meio da audição. As mensagens eram recebidas, celebradas e parabenizadas como o uso de símbolos disponíveis no WhatsApp. Essa experiência demonstra que a formação do leitor literário se inicia expondo o sujeito á espaços de leitura que estejam mais próximos da realidade em que ele vive.
|
|