Poster
| Os conhecimentos de escrita avaliados na prova de redação do ENEM: o que dizem a Cartilha do Participante e alunos de Ensino Médio de escolas públicas da Grande Florianópolis.
| Autores: Helena Quiroga Bacelar (UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina) |
Resumo: Partindo do pressuposto de que o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) tem como objetivo avaliar a educação oferecida no Ensino Médio das escolas brasileiras e representa a possibilidade de ingresso à universidade, se consolidando, portanto, como uma prova de significativa relevância, este trabalho pretende verificar em que medida alunos de Ensino Médio de quatro escolas públicas da Grande Florianópolis (des)conhecem os conhecimentos, ou competências, de escrita avaliados na prova de redação do ENEM. Pretende-se ainda identificar as possíveis semelhanças e diferenças entre a concepção de escrita apresentada na Cartilha do Participante e a compreensão de escrita dos alunos observada em repostas obtidas através da aplicação de um questionário. Assume-se como orientação teórica para a realização do presente trabalho a perspectiva histórico-cultural, portanto a concepção de língua como interação social e a escrita como processo. Para tanto, a metodologia do trabalho se constitui em três processos fundamentais, em primeiro lugar a análise da Cartilha do Participante dos anos de 2012, 2013 e 2017, em seguida a aplicação de um questionário a alunos do Ensino Médio de quatro escolas públicas da Grande Florianópolis, e, por fim, o cruzamento entre os resultados das etapas anteriores. Os resultados parciais indicam variáveis de naturezas diversas, linguística e extralinguística, incidindo nos conhecimentos e na compreensão de escrita dos alunos participantes da pesquisa.
|
|