Poster
| RETEXTUALIZAÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: ESTRATÉGIAS MULTIMODAIS PARA O ENSINO DA PONTUAÇÃO SEQUENCIAL | Autores: Jose Osmar Rios Macedo () |
Resumo: Pontuar um texto deve ser entendido por nós, professores de língua materna, como um exercício que vai além da marcação de pausas e entonação. Além de ser responsável pela organização e apresentação do texto escrito, a pontuação também contribui para a atribuição de sentidos dos enunciados, veiculando ideologias. Nesse sentido, o presente trabalho expõe o desenvolvimento de atividades contextualizadas e interativas sobre a pontuação. Dessa forma, amparados nos aportes de Bronckart (1999) e Dolz e Schneuwly (2004), descrevemos uma proposta didática no modelo de sequências de atividades (SD) que se justifica no fato de a referida escola necessitar rever suas práticas didático-pedagógicas para a formação de leitores-escritores proficientes e passe a considerar a crescente proliferação dos textos multimodais, principalmente mediante os meios digitais, na sociedade na qual o aluno está imerso. Nesse sentido, este trabalho tem como problema, como objeto de reflexão, a questão do ensino da pontuação mediada pelos multiletramentos, que culminou numa proposta de retextualização de Histórias em Quadrinhos (HQs), coadunando-se aos pressupostos de Marcuschi (2004), Vieira (2007), Rojo e Barbosa (2015), Oliveira (2016), Dionísio (2011) e Street (2012). Portanto, trata-se de um relato de experiência docente com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal de Feira de Santana, Bahia. Os resultados demonstram a validade da proposta, uma vez que muitos alunos melhoraram suas produções textuais, passando a usar sistematicamente os sinais de pontuação.
|
|