LETRAMENTO LITÚRGICO EM CONTEXTO: o quê, quem, para quê e para quem da/na Escola Bíblica Dominical | Autores: Antonio Valbert Alves Silva (UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos) |
Resumo: Este trabalho faz parte de pesquisa de doutorado, em andamento, e se volta ao letramento litúrgico, que, de acordo com Rosowsky (2008), pode ser entendido como uso da leitura (e mais raramente da escrita) necessária para ritual e outras práticas devocionais relacionadas a determinada religião, tal como o judaísmo, cristianismo e o islamismo. Tem-se como objetivo compreender eventos de letramento litúrgico e práticas sociais vivenciadas por adolescentes matriculados na Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, contando também com a participação de professoras desses adolescentes. Esse letramento acontece em meio a eventos de letramento no universo de mais de 22 milhões de brasileiros pertencentes ao segmento evangélico no Brasil. A investigação adota uma abordagem metodológica qualitativa, numa perspectiva etnográfica, que se vale de observações em sala de aula e entrevistas. Na análise, estão sendo considerados eventos de letramento, de acordo com o espaço onde ocorre o evento, sua organização, o modo como os participantes interagem uns com os outros, com o gênero e com a atividade proposta, entre outros aspectos relevantes, com base em Hamilton (2000) Rosowsky (2008) e Bakhtin (2006). Nesta comunicação, portanto, pretende-se apresentar constatações preliminares do estudo em desenvolvimento, destacando os dados mais recorrentes para compreensão das práticas e eventos observados, verificando, inclusive, que impactos são gerados sobre a identidade dos adolescentes, também evidenciados nos seus usos da língua. Por meio deste estudo, espera-se contribuir para que se tenha uma melhor compreensão do letramento litúrgico e suas implicações nos espaços da Escola Bíblica Dominical.
|
|