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| A Dor e o Sofrimento como possibilidades de aprendizagens sobre a vida: aproximações entre Dalcídio, Schopenhauer e Nietzsche.
| Autores: Idalina Ferreira Caldas (UFPA - Universidade Federal do Pará) |
Resumo: A pesquisa visa problematizar questões relacionadas à possibilidade do aprender por meio da dor e do sofrimento, uma questão levantada no primeiro romance de Dalcídio Jurandir Chove nos Campos de Cachoeira. Esse assunto é questionado por meio do personagem Eutanázio que em sua trajetória de vida, vive atravessado pela dor física, proveniente de sua doença e, psicológica, resultado de uma vida de muitas privações. Apesar dele apresentar uma serie de sofrimentos, por outro lado, o personagem nos blinda com uma gama de reflexões positivas sobre sobre a vida. Em suas análises a pesquisa dialoga com a obra Dores do mundo de Schopenhauer (1970), que igualmente ressalta a possibilidade de um aprendizado por meio dos momentos mais dolorosos da vida. Diante do exposto, o presente artigo pretende vislumbrar na obra fragmentos que demonstrem a tristeza e a dor pela qual o personagem transita sua existência, e as aprendizagens adquiridas nesse percurso. Além disso, buscaremos estabelecer um dialogo com o filósofo Nietzsche (1999) que ressalta que a experiência da dor envolve a compreensão da própria existência e de uma afirmação de vida. Como abordagem metodológica, a pesquisa se caracteriza como estudo fenomenológico hermenêutico, utilizando o exercício descritivo e interpretativo da obra, com ênfase na experiência de aprender com a dor e o sofrimento.
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