Língua Portuguesa na França: um ensino através de gêneros | Autores: Samira Baião Pereira E Mucci (UFV - Universidade Federal de Viçosa) |
Resumo: Diversos teóricos (Dolz & Plane, 2007 ; Chartrand, Émery-Bruneau, et Sénéchal, 2015 ; Adam, 2005 ; Dolz, Noverraz et Schneuwly, 2002 ; J. Dolz et B. Schneuwly, 1998) têm constatado que a sequência didática (SD) deve se articular sobre os gêneros textuais. Para Dolz, Noverras et Schneuwly(2002), “uma SD é um conjunto de atividades escolares organizadas de maneira sistemática em torno de um gênero de texto oral e escrito” e que, como ressalta Dolz et Plane (2007), tem como principal objetivo trabalhar um gênero textual utilizado em uma situação comunicativa específica. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem como objetivo apresentar uma SD criada para alunos franceses, majoritariamente de origem lusófona, de três estabelecimentos escolares da região parisiense, na França. O contexto deste trabalho, como mencionado, foi atingido graças ao programa Assistentes de Língua Portuguesa na França, criado pelo governo francês e que contrata, anualmente, brasileiros e portugueses para auxiliar professores de escolas públicas de nível fundamental I e II e médio da França. A SD a ser apresentada faz parte de um projeto maior, de duração de um ano letivo, com o ensino de Português para alunos não-nativos e faz parte de um dos dispositivos de ensino/aprendizagem que devem ser utilizados em metodologias centradas no aprendiz, como a metodologia pelas competências de Ammouden (2007), que visa, dentre outros elementos, a centralização no aprendiz e a diversidade dos conteúdos, permitindo que os alunos se insiram na situação dada, façam uma produção inicial, recebam as ferramentas necessárias e produzam a tarefa final. O que se espera com este trabalho é fornecer para os demais professores e pesquisadores presentes no evento, possíveis caminhos para formular propostas didáticas através de documentos autênticos, a fim de proporcionar aos aprendizes a oportunidade de desenvolver suas competências linguísticas e, também, sociais.
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