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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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Futuros professores e a preparação universitária: as percepções dos estudantes de graduação em letras da Universidade Federal Fluminense

Autores:
Giulia Alexandre Silva de Almeida (UFF - Universidade Federal Fluminense)

Resumo:

Pretendemos com o presente trabalho contribuir para a compreensão de quais são os maiores anseios dos estudantes de licenciatura em letras com o curso e quais expectativas foram atingidas ao final desse processo educativo. Ou seja, pretendemos verificar os principais objetivos dos futuros professores de língua e literatura ao ingressarem na faculdade e como essa formação foi concluída a partir da perspectiva do discente. Dessa forma, pretendemos levantar discussões acerca dos possíveis impactos na vida profissional e, consequentemente, no ambiente escolar. Esse estudo é uma parte integrante da nossa dissertação de mestrado na qual investigamos o hábito leitor do estudante de letras da Universidade Federal Fluminense (UFF). Para a realização desse estudo, que é transversal, foi aplicado um questionário sociodemográfico e de hábitos e práticas dos graduandos. Com dados objetivos foi possível detectar evidências que apontam que as expectativas mais recorrentes foram sobre a formação docente e o desenvolvimento da escrita. O que mais chamou a atenção, contudo, foi a frustração dos formandos ao perceberem que, segundo suas perspectivas, não tinham sido bem capacitados para a exercerem a carreira de professor. No entanto, diversos teóricos, como Gatti (2010), Benevides (2006) e Miranda (2000) afirmam que teoria sem uma prática efetiva se torna vazia de significados. Portanto, privar os alunos de conhecerem e testarem métodos concretos/reais de como abordar os conteúdos didáticos nas escolas é uma maneira de ter cada vez mais novos professores despreparados para assumir uma turma. Os resultados obtidos, portanto, apresentam pontos pertinentes para a reflexão sobre o currículo e práticas pedagógicas relacionadas ao curso de letras, podendo, assim, contribuir para a discussão em torno da reformulação desses cursos.

 


Agência de fomento:
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