Resumo: Esta pesquisa é o resultado de estudos realizados no Mestrado Profissional em Letras(PROFLETRAS), na UFCG, turma 5 no ano de 2018, sendo um dos requisitos de avaliação da disciplina Texto e Ensino. Considero essa disciplina de fundamental importância na formação do profissional de Letras, pois o professor/aluno é colocado em contato direto com os processos e estratégias de textualização responsáveis pela construção do sentido do texto/discurso. Tais processos são utilizados como mecanismos de construção, composição textual que proporcionam coesão e coerência aos textos produzidos nos mais diversos gêneros discursivos. Este trabalho objetiva conhecer as estratégias de textualização e dos processos de referenciação textual que podem contribuir no processo de ensino e aprendizagem e de transposição didática, no que se refere ao ensino da produção e compreensão de textos, tarefa que se impõe ao professor, seja de ensino fundamental e médio, seja de ensino superior. A disciplina foi fundamentada em autores comprometidos e preocupados com o ensino e aprendizagem no que diz respeito à compreensão de textos, como Koch (2005, 2013), Possenti (1993), Dascal (1992), Marcuschi (2002) entre outros. Todas as referências bibliográficas têm um embasamento consistente para que o professor de Língua Portuguesa melhore sua práxis, orientando-o a seguir melhores caminhos do ensino de compreensão de textos utilizando as estratégias dos autores estudados.
Palavras-chave: Texto e Ensino, formação do professor, produção e compreensão de textos, PROFLETRAS.