Poster
| DIALOGANDO COM OS GÊNEROS DISCURSIVOS: ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NOS REFERENCIAIS CURRICULARES DO MUNICÍPIO DE NATAL | Autores: Josiane Alves Moreira (SME - Secretaria Municipal de Educação de Natal) |
Resumo: Este trabalho apresenta relato de experiência sobre o percurso de construção do componente curricular para o ensino de língua portuguesa na proposta de atualização dos Referenciais Curriculares para o Ensino Fundamental da Rede Municipal de Natal, o qual tem o objetivo de alicerçar o processo de ensino e aprendizagem das diferentes áreas de conhecimento, tendo como aporte a Base Nacional Comum Curricular – BNCC – documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos supostamente devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. Com base em estudos de autores como Antunes (2003), Bakhtin (2010), Cândido (2012), Kleiman (2011), Possenti (2002), Travaglia (2009) e de outros documentos oficiais que normatizam conteúdos para os Anos Finais do Ensino Fundamental, dos quais podemos destacar, além da própria BNCC, os PCNs e os Descritores de Língua Portuguesa do Saeb/Prova Brasil, há uma ênfase para o trabalho com textos, indicando que em cada ano de escolaridade sejam contemplados gêneros do discurso os quais mobilizem a informação, opinião e apreciação por parte dos estudantes. Foram realizadas 24h/aula de oficinas em formação continuada com docentes de língua portuguesa da própria rede para o desenvolvimento de sugestões de atividades com gêneros discursivos e respectivas expectativas de aprendizagem para cada habilidade contemplada na BNCC, no que concerne o ensino de língua portuguesa do 6º ao 9º anos de escolaridade. Os resultados da experiência apresentam o envolvimento colaborativo dos docentes da rede municipal no desenvolvimento do seu próprio currículo, além de rico material didático contendo mais de duzentas sugestões de atividades com gêneros discursivos para todos os anos de escolaridade citados.
|
|