Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

Poster


MULTILETRAMENTOS E MULTIMODALIDADE NA ESCOLA: O ESTADO DA ARTE

Autores:
Nádson Araújo dos Santos (UFAL - Universidade Federal de Alagoas)

Resumo:

 Este trabalho apresenta através da revisão de literatura os conceitos e práticas dos multiletramentos e da multimodalidade na escola, com o objetivo principal de conhecer os conceitos e descrever como essa temática vem sendo investigada na academia e com os mais diversificados vieses. Com a finalidade de apresentar os principais conceitos relacionados a essa área do conhecimento, visitamos obras e concepções de Rojo (2012), Tanzi Neto, Thadei, Costa, Fernandes, Borges e De Melo (2013), Marcuschi (2010), Pimentel e Costa (2017), Romani (2012) e Soares (2017). Trata-se de pesquisa qualitativa (ALVES MAZZOTI E GEWANDSNADJER, 2004), quando por meio da revisão de literatura e análise de conteúdo elaboramos o estado da arte referente aos multiletramentos e a multimodalidade. Numa discussão de uma pedagogia plural e sensível a esse movimento das mais diversas plataformas de letramentos, os autores fazem uma discussão principalmente no sentido de considerar os aprendizados da vida, o conhecimento prévio dos alunos, a sensibilidade ao uso das mídias, do som, da imagem, e isso nas mais diversas plataformas e gêneros. As Tecnologias Digitais da Educação e da Comunicação – TDIC, estão consolidadas no ensino e também na rotina das escolas, não se pode desprezar a importância delas no aprimoramento do ensino. Os resultados da pesquis apontam que o e-mail e o blog são gêneros digitais que podem ser utilizados em potencial nas concepções dos multiletramentos e multimodalidade, promovendo uma prática que representa a realidade dessa nova geração.