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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


AS TRAMAS DA SUBJETIVAÇÃO O EDUCADOR NO CAMPO EM SÃO PAULO

Autores:
Gilmar Lopes Dias (USF - UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO) ; Carlos Roberto da Silveira (USF - UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO)

Resumo:

Apresentamos o projeto de pesquisa de doutorado em educação, da Universidade São Francisco, intitulado: “Emergência da Educação do Campo no Brasil: as tramas da subjetivação do educador no Procampo em SP. Constitui uma proposta investigativa de cunho qualitativo, na qual se pretende discorrer analiticamente sobre a emergência da educação do campo no Brasil, assim como os processos de subjetivação dos professores formados pelo Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciaturas do Campo (PROCAMPO), no interior do Estado de São Paulo. Esse programa de formação de educadores do campo se constituiu numa proposta pioneira e única, realizada no referido estado, cujo objetivo foi o de preparar jovens residentes em áreas rurais do interior paulista, para atuarem como educadores das seguintes áreas do conhecimento: ciências da natureza e matemática. A análise que se propõe com o projeto de pesquisa está baseada no referencial teórico e metodológico de Michel Foucault e Giorgio Agamben, por meio do qual se pretende percorrer as tramas discursivas do saber-poder, produtoras dos significados que sustentam essa forma particular de conceber a educação. Um modelo educacional de base, que foi gestado a partir das resistências políticas, historicamente operadas no interior dos movimentos sociais, que culminaram com a governamentalização dessa proposta do PROCAMPO. Como fonte de dados serão utilizados arquivos da própria instituição promotora do curso, assim como entrevistas semiestruturadas, que serão realizadas com o coordenador do curso, com professores e alunos voluntários em participar deste estudo. As análises partirão do pressuposto teórico de que a Educação do Campo se trata de um acontecimento localizado temporalmente. Acontecimento que emergiu a partir de uma construção discursiva, cujos enunciados necessários acabaram por sustentar esse objeto. Tais enunciados foram colocados em movimento pelo discurso e adentraram à belicosa trama política, que permeia o campo educacional e que é atravessada dinamicamente pelo saber/poder.


Agência de fomento:
CAPES