Poster
| GÊNEROS TEXTUAIS: EXPERIÊNCIAS NO ENSINO EM SALA DE AULA | Autores: Paulina da Conceição (UEPB - Universidade Estadual da Paraíba) ; Viviane Florentino da Nóbrega (UEPB - Universidade Estadual da Paraíba) |
Resumo: Como aponta Marcuschi (2005, p.19) os gêneros textuais são como “entidades sócio discursivas e formas de ação social incontornáveis de qualquer situação comunicativa”, ou seja, são textos que circulam em nosso sociedade diariamente, fazendo parte do cotidiano de todos, embora algumas pessoas não possuam o hábito de leitura, mas leem mesmo que não saibam identificar o gênero textual, por exemplo, muitos acessam as notícias e reportagens, porém poucos sabem produzir ou diferenciar estes gêneros. Sendo assim, o trabalho com a leitura na escola deve partir dos textos que ganharão uso social. Pensando nisto, o presente artigo visa mostrar e analisar uma proposta de ensino que deu certo no contexto de estágio supervisionado no curso de Letras, na Universidade Estadual da Paraíba. O plano didático de atividades que analisamos, foi elaborado com base nos teóricos: Dolz (2004), Marcuschi (2005, 2008) e Koch (2009), e aplicado em uma escola da cidade de Campina Grande - Paraíba, na turma de 8º ano do ensino fundamental. Além do plano, analisamos um relato de experiência das estagiárias que refletiu a maneira como desenvolveu-se a leitura e descobrimento dos alunos sobre os gêneros. Partindo do horizonte de expectativas, essa pesquisa é de natureza qualitativa, e cunho exploratório, que visa verificar e discutir sobre experiências, as quais podem servir como estimulantes para o processo de ensino-aprendizagem na Língua Portuguesa.
Agência de fomento: CAPES |
|