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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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A FORMAÇÃO DE LEITORES: UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

Autores:
Natália Henrique Quaresma (UEPB - Universidade Estadual da Paraíba) ; Joaquim Gomes Caboclo (UEPB - Universidade Estadual da Paraíba)

Resumo:

Esse trabalho contempla as práticas de letramento escolar, em busca da formação de leitores, por meio de uma análise de dois livros didáticos: um do Fundamental II, para 6º ano “Universos: língua portuguesa” e, outro, do 1º ano do Ensino Médio, “Novas Palavras”, visando analisar se as atividades de leitura colaboram ou não para a formação de leitores. Essa ideia surgiu ao atuarmos como participantes do projeto Residência Pedagógica (cota 2018-2019), e avaliarmos, em uma etapa referente à formação pedagógica, livros didáticos, de coleções diferentes, adotados em duas escolas, de cidades distintas da Paraíba, Alagoa Nova e Queimadas, a prática de leitura adotada em escolas públicas dessas localidades. Para isso, tratamos especificamente das unidades em que contemplam o trabalho com os gêneros textuais resenha e notícia, a fim de verificar como eles são abordados. Os resultados preliminares obtidos neste artigo mostram que as coleções apresentam conteúdo significativo para a formação de leitores proficientes, mas que em alguns casos deixam algumas lacunas no que diz respeito ao ensino de leitura. Nesse sentido, propõe-se que o professor não apenas reproduza a proposta pedagógica do livro didático, mas que amplie e medie as atividades. Esses resultados foram alcançados com base nas contribuições da BNCC (2016), de Antunes (2013; 2015), de Francelino (2010), de Oliveira (2010), de Silva (2008) e dos PCN (1997), dentre outros. Esperamos que esse estudo sirva como uma evidência de que a abordagem de um conteúdo adequado à realidade da turma e o tratamento das atividades dispostas no L.D, devam contribuir para o ensino/aprendizagem.