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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Das redes sociais para a escola: o trabalho com fake news em aulas de língua portuguesa

Autores:
Diego Domingues (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Resumo:

Embora o termo ‘fake news’ tenha se tornado mais comum na mídia brasileira há dois anos, devido às eleições presidenciais dos Estados Unidos, a disseminação de notícias falsas não é nenhuma novidade em nosso país. Ainda assim, por causa da popularização dos aplicativos de comunicação e da facilidade de acesso à internet, essa prática passou a se tornar cada vez mais discutida.  Discussão esta potencializada no primeiro semestre de 2018 através da proliferação de notícias falsas sobre a Marielle Franco, vereadora do Rio de Janeiro, covardemente assassinada. Levando em conta este contexto, me propus a tomar a discussão sobre ‘fake news’ como ponto de partida para atividades pedagógicas em uma turma do nono ano da educação básica de uma escola pública em Duque de Caxias, RJ. Atividades estas que abordaram: as motivações por trás da produção de notícias falsas, a opinião dos alunos sobre o acesso, sem filtro, à informação na internet, os meios legais de controle para evitar essas práticas, bem como a responsabilidade individual de cada um diante das informações que compartilham. Partindo da perspectiva dos multiletramentos (ROJO, 2012), pela qual se enfatiza a importância em abordar a diversidade cultural e a diversidade de linguagens na escola; e do entendimento da educação como um ato responsável (SZUNDY, 2014), ao compreender a importância em se pensar práticas pedagógicas que abordem temas e textos socialmente relevantes; me proponho a tecer reflexões sobre o trabalho desenvolvido em torno da temática fake news, enfatizando sua abrangência de manifestações semióticas e as suas reverberações no cotidiano escolar.