O ENSINO DE LÍNGUAS SOB A ABORDAGEM DA COMPLEXIDADE | Autores: Neliane Raquel Macedo Aquino (IFMA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão) |
Resumo: Esta análise explora a vertente da Teoria da Complexidade, também conhecida como Sistemas Dinâmicos ou Sistemas Adaptativos Complexos (SACs), como construto teórico capaz de descrever e explicar fenômenos da educação formal, do contexto da escola e da sala de aula, no ensino de línguas. Os SACs representam vertente pertinente para uma análise desses contextos porque exploram os fenômenos naturais, como o ensino e aprendizagem de línguas, levando em consideração a interação promovida por seus diversos componentes, agentes e elementos, visualizando-os como sistemas complexos. Atualmente, vários autores vêm explorando os fenômenos do desenvolvimento linguístico na linha da complexidade (LARSEN-FREEMAN, 2002; DE BOT, LOWIE e VERSPOOR, 2007; ELLIS, 2008; DE BOT, 2008; FERYOK, 2010, para citar alguns). No cenário nacional, essa vertente vem ao poucos ocupando espaços nos estudos sobre fenômenos da linguagem (NASCIMENTO, 2011; FLEISCHER, 2011; SOUZA, 2011; CRISTÓFARO-SILVA 2001, 2003, 2006; LIMA JUNIOR, 2013, 2016; KUPSKE E ALVES, 2017, para citar alguns). A abordagem que aqui se faz é a análise teórica e tem como objetivo demonstrar conhecimentos e conceitos da teoria proposta aplicadas ao contexto da educação formal e do ensino de língua. A partir do que se expõe, conclui-se que há contribuição deste campo teórico para a compreensão das ocorrências de sala de aula de ensino de línguas, auxiliando no entendimento do fenômeno complexo de ensino e aprendizagem.
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