Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Escrita e tecnologia: o uso da tecnologia para auxiliar no desenvolvimento da escrita de alunos com deficiência visual

Autores:
Mariana Lopes da Silva (IBC - Instituto Benjamin Constant)

Resumo:

Comumente, a inserção de crianças no mundo letrado ocorre de forma natural pela observação dos textos, que circulam socialmente, mas para a pessoa com deficiência visual, o primeiro contato com esse objeto social pode vir a ocorrer somente no espaço escolar (Lima, 2012). No intuito de refletir sobre essa aprendizagem, onde há a necessidade da troca com pares, pois não existe ser isolado na sociedade (Vygostsky, 1997), e na tentativa de tornar o processo de aprendizagem da escrita menos artificial (Geraldi, 2006), fazendo uso das tecnologias disponíveis para garantir acessibilidade à informação, este trabalho tem como objetivo a proposição de uma sequência didática (Dolz e Schneuwly, 2004), na qual os alunos se utilizem do computador e suas potencialidades para a elaboração da escrita e a reflexão sobre o processo de construção do gênero textual escolhido (Marcuschi, 2010), dentre eles a poesia, o miniconto e o diário, além do uso do sistema para a publicação dos textos para familiares, sendo a produção escrita direcionada para um publico, diminuindo a artificialidade da escrita escolar (Geraldi, 2006). Para tanto houve a organização de um sequência didática e aplicada à alunos do primeiro segmento do ensino fundamental de uma instituição especializada em alunos com deficiência visual, esse gerou um corpus de analise que incluiu a escrita dos alunos e suas observações sobre o seu trabalho, além das observações da pesquisadora e da professora responsável pela aplicação, esses dados foram analisados qualitativamente, onde o principal foram as evoluções individuais durante a produção dos texto. Como ganho da pesquisa possibilitou que os alunos refletissem sobre o seu próprio processo de escrita, pois a correção dos textos foi realizada por seus autores alguns dias depois da sua produção.