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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Letramento Científico no Ensino Superior: leitura e escrita de textos de acadêmicos de um curso de Letras

Autores:
Marilde Guedes (UNEB - UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA)

Resumo:

Essa proposta de comunicação apresenta resultados preliminares de uma pesquisa em andamento, que tem como objetivo investigar as possíveis dificuldades manifestadas na competência leitora e de escrita dos acadêmicos do Curso de Letras. A pesquisa prima pela abordagem qualitativa, com uso de questionário para a coleta de dados. O aporte teórico conta com as contribuições de vários autores da área. É consenso que a leitura e a escrita são fundamentais no acesso aos saberes e as competências de letramento perpassam todos os domínios escolares, sendo meios de aprendizagem, em, praticamente, todas as disciplinas. Portanto, responsabilidade de todos os professores, em qualquer área do conhecimento, em qualquer nível e/ou modalidade de ensino. De igual modo, é de responsabilidade da universidade proporcionar ao estudante universitário uma formação que lhe favoreça o desenvolvimento das competências leitora e produtora de escrita, haja vista a sua participação consciente e ativa na sociedade, sua relação com os bens culturais e o seu desenvolvimento profissional competente. Há que se destacar o papel fundamental que assume a linguagem no processo educativo, na construção da visão dos sujeitos sobre o mundo, na autonomia e empoderamento. Os primeiros dados revelam que, apesar de os alunos terem logrado aprovação no vestibular e, consequentemente, ingresso no ensino superior, e, os estudos na Educação Básica contemplarem uma variedade de gêneros discursivos, a sua aplicabilidade apresenta, ainda, problemas, especialmente, no que concerne a algumas propostas de leitura e produção de textos. Os dados também apontam a necessidade de mais estudo e foco nessas questões, assim como sobre as metodologias e as práticas de ensino que envolvem a leitura e a produção de textos no ensino superior.