Leitura em Língua Portuguesa: A língua Brasileira de Sinais como auxílio no ensino para o educando Autista do 5º ano do fundamental I.
Autor: Luciana Vieira Rocha
luciana.flg@hotmail.com
Este trabalho aborda a prática de ensino com auxílio de materiais eficazes para as crianças com limitação na aprendizagem, mais especificamente, trata do uso de ferramentas adequadas como, por exemplo, a linguagem de sinais, que poderá ser usada como recurso para o desenvolvimento da habilidade de leitura em Língua Portuguesa. Trata-se de um assunto que norteia a política de inclusão das pessoas diagnosticadas com autismo. Esses indivíduos necessitam de ações diferenciadas relativas ao âmbito escolar. O propósito deste trabalho é apresentar estratégias que colaborem com o desenvolvimento da habilidade leitora no aluno autista. Diante das descobertas a respeito das condições do espectro autista é crescente o número de profissionais da educação interessados em desvendar o comportamento enigmático próprio das crianças que pertencem a esse grupo. Os autistas revelam que pertencem a um mundo próprio e por isso apresentam-se isolados. Em geral, o comportamento dessas pessoas é diferenciado, no entanto, a fisionomia é comum. Vale lembrar que o aluno autista constitui-se de habilidades e capacidades singulares, mesmo que as peculiaridades sejam inerentes dos outros que possuem essa condição. Para tanto, fundamento-me no aparato teórico-metodológico do Distúrbio Autístico de Leo Kanner (1943), cujos estudos têm grande relevância e eficiência na atualidade.
PALAVRAS-CHAVE: LÍNGUA PORTUGUESA; ENSINO; LINGUAGEM DE SINAIS; AUTISMO.
Orientador: Prof. Dr. João Hilton Sayeg de Siqueira