Brinquedos tradicionais no contexto do português e japonês como línguas de herança
Patrícia Elisa Kuniko Kondo Komatsu
(Orientadora: Profa. Dra. Maria Célia Lima Hernandes)
Tema
A cultura é um termo de difícil definição, mas hoje-em-dia se reconhece que ela envolve todas as áreas do saber científico e artístico, incluindo-se também as formas do saber tradicional e as práticas cotidianas. A língua, falada ou escrita, é um elemento essencial da cultura que constitui um “sistema de significações” capaz de dar sentido ao mundo e garantir a comunicação entre as pessoas. Daí a importância de se estudar as manifestações culturais como os brinquedos tradicionais na aquisição de linguagem e na transmissão da língua e da cultura. Nesse contexto, as diversões, jogos e brincadeiras infantis fazem parte da cultura de um povo, apesar de que o senso comum costuma discriminar meras atividades lúdicas. No entanto, essas práticas são parte importante da aprendizagem e da formação do caráter da criança. A contação de histórias infantis e tradicionais, por exemplo, serve de base para o desenvolvimento da capacidade narrativa, enquanto que as lutas marciais servem de parâmetro para a vida cotidiana.
Palavras-chave: aquisição de linguagem, língua de herança, brinquedos, português, japonês.
Objetivo
Demonstrar a pertinência dos brinquedos tradicionais na aquisição e transmissão da língua e da cultura de herança.
Fundamentação teórica
Sobre aquisição de linguagem e língua de herança temos como parâmetro Steven Pinker, Talmy Givón, Maria Célia Lima-Hernandes; sobre brinquedos e brincadeiras referência é Jerome Bruner e Tizuko Kishimoto.
Metodologia
Análise comparativa da aquisição e transmissão da linguagem, por meio de brinquedos e brincadeiras tradicionais, tomando-se como referência o português e japonês como línguas de herança.
Resultados esperados
A avaliação da importância dos brinquedos na aquisição e manutenção de uma segunda língua deve servir para fundamentar uma discussão aprofundada sobre casos de bilinguismo português-japonês.