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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Brinquedos tradicionais no contexto do português e japonês como línguas de herança

Autores:
Patrícia Elisa Kuniko Kondo Komatsu (USP - Universidade de São Paulo)

Resumo:

Brinquedos tradicionais no contexto do português e japonês como línguas de herança

Patrícia Elisa Kuniko Kondo Komatsu

(Orientadora: Profa. Dra. Maria Célia Lima Hernandes)

Tema

A cultura é um termo de difícil definição, mas hoje-em-dia se reconhece que ela envolve todas as áreas do saber científico e artístico, incluindo-se também as formas do saber tradicional e as práticas cotidianas. A língua, falada ou escrita, é um elemento essencial da cultura que constitui um “sistema de significações” capaz de dar sentido ao mundo e garantir a comunicação entre as pessoas. Daí a importância de se estudar as manifestações culturais como os brinquedos tradicionais na aquisição de linguagem e na transmissão da língua e da cultura. Nesse contexto, as diversões, jogos e brincadeiras infantis fazem parte da cultura de um povo, apesar de que o senso comum costuma discriminar meras atividades lúdicas. No entanto, essas práticas são parte importante da aprendizagem e da formação do caráter da criança. A contação de histórias infantis e tradicionais, por exemplo, serve de base para o desenvolvimento da capacidade narrativa, enquanto que as lutas marciais servem de parâmetro para a vida cotidiana.

Palavras-chave: aquisição de linguagem, língua de herança, brinquedos, português, japonês.

Objetivo

Demonstrar a pertinência dos brinquedos tradicionais na aquisição e transmissão da língua e da cultura de herança.

Fundamentação teórica

Sobre aquisição de linguagem e língua de herança temos como parâmetro Steven Pinker, Talmy Givón, Maria Célia Lima-Hernandes; sobre brinquedos e brincadeiras referência é Jerome Bruner e Tizuko Kishimoto.

Metodologia

Análise comparativa da aquisição e transmissão da linguagem, por meio de brinquedos e brincadeiras tradicionais, tomando-se como referência o português e japonês como línguas de herança.

Resultados esperados

A avaliação da importância dos brinquedos na aquisição e manutenção de uma segunda língua deve servir para fundamentar uma discussão aprofundada sobre casos de bilinguismo português-japonês.


Agência de fomento:
CAPES