Língua Portuguesa e Física: uma proposta de interdisciplinaridade | Autores: Cláudia Dias de Barros (IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo) |
Resumo: Os Institutos Federais apresentam uma modalidade de ensino que são o Ensino Médio integrado ao Técnico, sendo que nessa modalidade os alunos cursam disciplinas do Núcleo Comum e do Núcleo Técnico, chegando, muitas vezes, a terem por volta de 15 disciplinas. Esse fator causa uma sobrecarga muito grande de avaliações nos alunos e também não reflete a integração proposta nos documentos do Ensino Médio Integrado. Dessa forma, este resumo traz o relato de um trabalho interdisciplinar proposto pelas docentes de Língua Portuguesa e de Física, de um câmpus do Instituto Federal de São Paulo, realizado com alunos do 1º ano do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Automação Industrial. O trabalho trata da realização conjunta de relatórios experimentais, orientados pela docente de Língua Portuguesa, cujo conteúdo trata-se do relato de uma experência sobre gravidade, realizada com a orientação da docente de Física. Os alunos realizaram o experimento em grupos, utilizando um objeto em queda livre para medir a força gravitacional que incindia sobre ele e percebendo se o valor encontrado era condizente com o valor apresentado na literatura da área. Após a realização desse experimento, os alunos fizeram um relatório descrevendo cada passo, como a fundamentação teórica, os materiais e métodos, os resultados e discussões e as referências bibliográficas, como já havia sido explicado nas aulas de Língua Portuguesa. Os relatórios foram avaliados pelas duas docentes envolvidas no trabalho e foram atribuídas notas nas duas disciplinas. Acredita-se que com a realização de atividades interdisciplinares como esta, é possível acontecer a integração entre as disciplinas, proposta nos documentos da modalidade Ensino Médio Integrado ao Técnico e também é possível se diminuir a quantidade de avaliações realizadas pelos alunos.
|
|