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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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O letramento digital em sala de aula: experiências na disciplina Redação

Autores:
Jeovana Alves de Lima Oliveira (SEC - Secretaria de Educação)

Resumo:

O trabalho apresenta uma breve discussão teórica/prática sobre o desenvolvimento da competência escritora no viés do letramento digital e dos mutiletramentos, a partir de experiências didáticas realizadas com estudantes do terceiro ano do Ensino Médio em uma escola pública de Feira de Santana, Bahia. Os estudiosos das práticas culturais de leitura apontam a interferência e importância do suporte e comunidade leitora para os significados dos textos em cada época (CHARTIER, 1990). O leitor impresso, não-linear transformou-se com o uso das tecnologias da educação e informação num leitor categorizado por Santaella (2014) como imersivo, ubíquo, não-linear, um “lautor” (ROJO, 2013), leitor e escritor sem distinção a interagir com textos multissemióticos, multimodais, característicos da cultura digital e da “hipermobilidade”. Nesse constructo paradigmático de mudança de mentalidade proveniente das práticas de letramento digital  (COSCARELLI & RIBEIRO, 2011) foi possível, a partir dessa perspectiva, realizar atividades pedagógicas  com o uso de "smartphones", interfaces e aplicativos como o “WhatsApp”, “Blogs”, “Classroom” na disciplina Redação e analisar, qualitativamente, as “ redações”. Fora percebida , então, uma melhora na proficiência leitora e escritora dos discentes, além de uma dinamicidade na práxis pedagógica - mais inteirada com as práticas sociais da atualidade, apesar dos obstáculos existentes na estrutura e logística da escola pública. Por tal, conhecer e refletir acerca dessas e outras práticas de letramento digital contribuiu para o trato com a leitura e principalmente com a escrita em sala de aula, como também, para o processo de formação da docente.