Poster
| UMA PERSPECTIVA DA LEITURA DE TEXTOS IMAGÉTICOS NO MANUAL DIDÁTICO | Autores: Maria do Rosario da Silva (UFRRJ - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO) |
Resumo: São diversas as atividades de ensino-aprendizagem, concernentes à leitura no espaço escolar e nos materiais didáticos. Numa perspectiva conceptual em que o aprendizado se efetua como um processo situado em termos de seu enquadramento no contexto e no espaço escolar (SINHA, 1999), o ensino da língua pressupõe o enquadramento de suas práticas pedagógicas, articulando-se a um conjunto de habilidades cognitivas, metacognitivas correlacionado às experiências individuais do sujeito (GERHARDT, 2012; SILVA, 1999). A metodologia é de natureza qualitativa, focando o trabalho de compreensão dos textos imagéticos no manual didático, do 9º ano do Educação Básica. Num primeiro passo, o objetivo desta pesquisa é verificar a natureza das perguntas de compreensão dos textos: se perguntas levam o aluno a repetir o que está escrito ou a inferir opiniões a partir de situações gerais ou específicas em relação ao assunto relativo ao texto (APPLEGATE et al, 2002). Como resultado parcial, podemos observar perguntas que se configuram em sua totalidade apenas por dois níveis: (a) o nível linear; (b) o nível inferencial baixo. Isso nos possibilitou chegar à conclusão de que os manuais didáticos produzidos para a sala de aula precisam ser revisados e tratados com cautela, não sendo meros recursos ilustrativos, com pouco valor sociocultural; além disso, observou-se que os questionários apresentados possuem baixo valor inferencial pois trabalham as imagens apenas como aporte para resolução de questões ligadas à gramática numa abordagem metalinguística, acarretando em materiais que pouco contribuem para o desenvolvimento do aluno enquanto leitor.
|
|