LETRAMENTO LITERÁRIO: Da Leitura à escrita de “Contos que não são de fadas" | Autores: Margarete Conceicao Nogueira (UNEMAT - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO) |
Resumo: Se quisermos formar alunos/leitores que transcendam a sala de aula e o espaço escolar, devemos mostrar os mecanismos que estes devem dominar para tornarem-se leitores efetivos. Este projeto visa possibilitar que os alunos levem não só seus livros para casa, mas junto com eles a capacidade de buscar outros livros e, assim, traçar seus próprios caminhos de leitores. Teoricamente nos pautamos nos PCNs: “O professor deve permitir que também o aluno escolha suas leituras. Fora da escola, os leitores escolhem o que leem. É preciso trabalhar o componente livre da leitura, caso contrário, ao sair da escola, os livros ficarão para trás”, bem como nas reflexões produzidas por KLEIMAN, “o ensino de leitura é fundamental para dar solução a problemas relacionados ao pouco aproveitamento escolar: ao fracasso na formação de leitores podemos atribuir o fracasso geral do aluno no primeiro e segundo graus”; COSSON, “ler implica troca de sentido, entre leitor, escritor e o meio que lhe rodeia e esta leitura nos conecta com o mundo de outrem”; SOARES, “é possível, através da adequada escolarização do texto literário, desenvolver um trabalho mais eficaz no que diz respeito ao letramento em sala de aula”. A metodologia é de natureza intervencionista, sendo oficinas de leitura de contos e outras narrativas curtas, incentivando a escrita de pequenas histórias, almejando à produção de contos. Como produto, um livro de contos com a publicação de “fanfictions” (Aplicativo Toondoo). Linha de pesquisa: Leitura e Ensino de Literatura com perspectiva teórica no Letramento Literário e crítico. Os resultados, ainda parciais, posto que o projeto só finde em 2019, com defesa em 2020 são: a formação de um grupo de leitores buscando mais livros na biblioteca da escola; avidez na escolha do livro a ser lido e maior interesse em ler em voz alta na sala.
Agência de fomento: CAPES |
|