Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

Poster


ENSINO DE GRAMÁTICA NO ENSINO MÉDIO: PROVOCAÇÕES E OLHARES

Autores:
Marta Maria Silva de Faria Wanderley (UNEB - Universidade do Estado da Bahia) ; Marilde Guedes (UNEB - Universidade do Estado da Bahia)

Resumo:

O ensino da gramática, em especial no ensino médio, tem sido objeto de estudos e pesquisas. Nesse sentido, o estudo resultante da investigação partiu da seguinte questão: quais fatores interferem no ensino da gramática no ensino de Língua Portuguesa do ensino médio de uma escola púbica, sob o olhar do professor? Os principais teóricos que subsidiaram a pesquisa: Geraldi ( 2001), PCNEM (2002), Bagno (2000), Travaglia (2001), Bunzen e Mendonça (2006), Marcushi  (2006), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), Antunes (2009) e Guedes (2006). O objetivo foi conhecer os fatores que influenciam o ensino da gramática no ensino de língua no ensino médio de uma escola pública, sob o olhar do professor.  A metodologia de pesquisa foi de abordagem qualitativa, de campo e teve como sujeitos professores e alunos do Ensino Médio e como instrumentos de pesquisa a entrevista e o questionário. Os principais resultados apontaram que os professores ainda estão atrelados ao ensino tradicional no que se refere ao trabalho com a gramática na escola; o ensino da gramática é fragmentado e descontextualizado da realidade prática e linguística do aluno; há tentativa de inovação concernente à atual prática pedagógica, por parte de alguns professores, no que se refere ao trabalho com análise linguística; é imprescindível investir na formação continuada dos professores de língua portuguesa.