A formação do leitor literário diante dos Olhos d’água: recepção e experiência estética em contos de Conceição Evaristo no Ensino Fundamental. | Autores: Dionísia da Silva Barros (UERN - UERN) |
Resumo: A partir da constatação de que a escolarização da Literatura ainda se encontra como um desafio aos docentes de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental, com base na própria experiência docente, o trabalho em andamento propõe investigar a formação do leitor literário em alunos do 9º ano da Escola estadual José Leopoldino da Silva Filho, no município de Fortaleza/CE com base na recepção dos contos do livro Olhos d’água, de Conceição Evaristo. Este trabalho trata da relação entre o texto literário e a experiência estética de seus leitores a fim de contribuir com a formação literária do aprendiz e analisar a recepção da obra, considerando a experiência estética construída pelos alunos. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa de caráter qualitativo intervencionista, inserindo-se, portanto, no campo da pesquisa-ação, respaldada nos postulados teóricos de autores da estética da recepção, como Hans Robert Jauss e Wolfgang Iser. Para atingir o nosso propósito, desenvolveremos este projeto a partir de textos que se relacionam com o horizonte de expectativas dos alunos, os quais, por meio de um questionário diagnóstico, mostraram interesse em temas do cotidiano como o racismo, o preconceito, abuso sexual, opressão, suicídio, depressão, entre outros. A pesquisa ancora-se na abordagem metodológica do letramento literário proposta por Rildo Cosson, em oficinas de leitura. Dessa maneira, realizaremos cinco oficinas de leitura com as temáticas supracitadas. Por meio dessas estratégias pretende-se apresentar uma forma adequada de escolarização da Literatura, cumprindo, assim, com a formação de seres críticos, capazes de refletir sobre sua realidade, de posicionar-se sobre um tema e atuar na sociedade com propriedade, garantindo a sua cidadania. A análise inicial dos dados aponta os valores positivos desta proposta, pois a literatura por suas funções lúdica, histórica, política, religiosa e social possibilita aos discentes refletir sobre o mundo, conhecer o passado e compreender as necessidades contemporâneas.
|
|