A utilização da fanfic como incentivo à escrita escolar: uma sequência didática | Autores: Vânia Costa Reis (UNEB - Universidade do Estado da Bahia) |
Resumo: O presente trabalho é parte integrante de uma proposta de pesquisa - ação, sitiada numa escola de Santo Antônio de Jesus, Bahia, tendo como público alvo alunos da Educação Básica. Objetivou-se com ela o fomento da leitura e, sobretudo, escrita do gênero digital fanfic com vistas à melhoria da expressão escrita dos estudantes, no contexto da sala de aula. Usou-se como suporte teórico: Rojo (2012); (2013), Jenkins (2015) e Moran (2015). Construiu-se a já referida proposta ao analisar o comportamento de alguns estudantes, nas aulas de Língua Portuguesa, perante atividades de escrita, quando muitos costumavam demonstrar dificuldade em expressar ideias próprias e constituir escrita autoral. Paralelamente a isso, observou-se também a forma como esses mesmos indivíduos se portavam, através da escrita, no Facebook; notou-se que em ambiente virtual eles se expressavam de maneira mais fluída. Nesse cenário, surgiu o problema: como propiciar aos estudantes a superação de dificuldades na escrita, em situações formais do ambiente escolar, a partir da vivência que eles adquirem no mundo virtual? Visando responder a esse questionamento é que foram desenvolvidas as ações desse projeto. Na implementação dessa intervenção priorizou-se percorrer o caminho inverso ao que seria mais óbvio, que era a saída do ambiente escolar para o virtual, já que, nessa proposta, buscou-se partir do ambiente virtual para o físico, inserindo no ambiente escolar uma prática de escrita essencialmente das redes: a fanfic. Para a realização de tal intento, foi organizada uma Sequência Didática com carga horaria de 25 horas-aula sendo dessas 20 presenciais e 5 online. A melhoria significativa nas habilidades e competências de leitura e escrita dos estudantes, através do desenvolvimento de atividades que promoviam a escrita colaborativa e hibridação de recursos de ensino tradicionais com recursos digitais, de forma que esses pudessem se completar, era o foco dessa Sequência Didática.
|
|