Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

Poster


A inserção das TIC no processo de alfabetização e letramento na prática pedagógica.

Autores:
Aldyane Leticia das Neves Tanan Cavassini (UNINTER - Centro Universitário Internacional )

Resumo:

O presente artigo tem como finalidade verificar se os jogos educativos usados em sala de aula contribuem com o processo de ensino-aprendizagem dos alunos em fase de alfabetização e letramento, tendo em vista, os grandes desafios que os professores enfrentam em ensinar a ler e a escrever. Esta pesquisa aborda à temática “A inserção das TIC no processo de alfabetização e letramento na prática pedagógica” em uma escola Estadual do município de Juara/MT realizada com uma turma da 1ª fase do 1º ciclo (1º ano). A proposta desta pesquisa traduz em uma abordagem inicial a pesquisa bibliográfica seguida por uma investigação de cunho qualitativo, através de questionário entregue para a professora da turma e com a observação em sala de aula. Os resultados mostraram que a utilização dos jogos educativos pode ser uma proposta pedagógica para incentivar os alunos de maneira prazerosa no processo de alfabetização e letramento. Emília Ferreiro, (2001, p. 31) evidencia que nenhuma prática pedagógica é neutra. Todas estão sustentadas em um alicerce que concebe a sequência de aprendizagem e o objeto dessa aprendizagem. Neste sentido, os jogos podem, como foi constado, dar suporte na alfabetização na 1ª fase do 1ª ciclo.

Palavras-chave: TIC. Alfabetização e Letramento. Jogos educativos.